Instituto Pensar - Queiroga e Damares terão que explicar absurdos contra vacinação infantil

Queiroga e Damares terão que explicar absurdos contra vacinação infantil

Os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, terão que prestar esclarecimentos à Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado sobre o atraso de um mês para o início da vacinação infantil de crianças de 5 a 11 anos contra covdi-19.

O requerimento de convocação foi aprovado pela comissão nesta segunda-feira (7). Embora as datas das reuniões ainda não estejam definidas, a previsão é que sejam realizadas na próxima semana.

O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, e o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE), Hélio Angotti Neto, foram convidados a falar à comissão.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que Queiroga terá que explicar o atraso "e as consequências trágicas? da demora.

A afirmação de Randolfe diz respeito aos 20 dias de intervalo entre a Anvisa liberar a imunização das crianças e a inclusão, pelo Ministério da Saúde, desse público no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

Leia também: Bolsonaro e Queiroga continuam tentando impedir vacinação infantil contra covid-19

Ainda discutindo o ineficaz ?kit covid?

Marcelo Queiroga e seu secretário Angotti também terão que explicar a nota técnica da pasta que defende o uso do famigerado ?kit covid?, descartado para tratamento da doença ao redor do mundo ainda em 2020, no início da pandemia.
O tratamento comprovadamente ineficaz continua na pauta bolsonarista.

O documento elaborado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) que defende o uso de cloroquina e ataca as vacinas, o que vai totalmente na contramão das evidências científicas e Organização Mundial da Saúde (OMS).

"A decisão exarada na Nota Técnica é claramente contrária ao consenso científico internacional e afronta os princípios da cautela, precaução e prevenção ? que deveriam ser o norte da bússola de qualquer gestor público no âmbito do enfrentamento de uma pandemia, e não o oposto. Não há, nesse diapasão, como chancelar a subsistência de ato do poder público tão acintoso à Constituição Federal?, escreveu Randolfe no requerimento de convocação.

Delírios de Damares na vacinação

Damares Alves, por sua vez, vai ter que explicar a nota técnica da sua pasta ? que condena a vacinação das crianças bem como o comprovante de imunização.

Além disso, o documento da pasta de Damares coloca o canal de denúncias Disque 100 para receber reclamações de pessoas antivacina.

"A nota técnica do Ministério da Mulher não possui qualquer respaldo jurídico, não converge com renomadas pesquisas científicas e prejudica as ações tomadas pelos governos estaduais e municipais no combate à pandemia?, afirma o senador Humberto Costa (PT), presidente da CDH, em requerimento.

Com informações de O Globo



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: